Estudos Epidemiológicos aplicados à vigilância em Saúde

p

p 

Estudos Epidemiológicos aplicados à vigilância em Saúde

p

p

Apresentação

O presente curso, apresenta os principais delineamentos de estudos epidemiológicos observacionais e experimentais, descrevendo sua contribuição específica para a investigação dos determinantes e causas de doenças e agravos em saúde. Portanto, esse curso avança com relação a epidemiologia descritiva, apresentada no curso Epidemiologia Descritiva Aplicada à Vigilância em Saúde, mas pressupõe o conhecimento e domínio dos principais conceitos discutidos anteriormente.

p

Objetivos

  • Compreender a história natural de doenças e sua relação com os níveis de prevenção em saúde pública;
  • Saber interpretar resultados de testes de hipótese e significância estatística;
  • Conhecer os critérios de causalidade de Bradford Hill e sua aplicação para a interpretação de resultados de estudos epidemiológicos;
  • Saber diferenciar os estudos epidemiológicos observacionais e experimentais;
  • Conhecer os principais delineamentos de estudos epidemiológicos observacionais e respectivas medidas de associação e discernir suas vantagens e desvantagens;
  • Compreender os princípios éticos que guiam a realização e aprovação de estudos experimentais no país e a distinção entre medidas de eficácia e efetividade;
  • Saber as diferenças, indicações e limitações dos ensaios clínicos randomizados e ensaios de comunidade randomizados;
  • Compreender a importância das evidências para informar decisões em saúde pública;
  • Desenvolver habilidades para interpretar criticamente resultados de estudos epidemiológicos observacionais e experimentais.

p

Duração do curso

O curso terá carga horária total de 40 horas. Público Essa edição do curso é destinada aos participantes, profissionais de nível superior que atuam nas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) nos três níveis da federação e que dominem os conceitos e ferramentas básicas da epidemiologia descritiva ou que tenham realizado o “Curso 1- Epidemiologia descritiva aplicada à Vigilância em Saúde”.

p

Modalidade

O curso é aberto e disponível Campus Virtual de Saúde Pública – CVSP da OPAS/ OMS. Por ser um curso de autoaprendizagem, os participantes podem administrar o tempo que dedicam para concluir os diferentes módulos. Está organizado em quatro módulos e tem um total de 40 horas, incluindo o tempo estimado para a conclusão dos módulos e atividades avaliativas.

Comunicação e Educomunicação para a Saúde

O futuro será dos amadores, isto é, daqueles que amam o que fazem. (Eric Satie)
 



Sobre o Curso

Quando a comunicação encontra a educação surge a Educomunicação. A Educomunicação pode ser uma poderosa abordagem para darmos maior impacto às nossas ações de comunicação, por meio da participação e da colaboração.

Neste curso você terá contato com conceitos e práticas de Educomunicação na Saúde, bem como metodologias de trabalho e técnicas para qualificar suas ações de comunicação para a prevenção e a promoção da saúde.

Este curso oferta um rico conteúdo teórico e prático, bem como experiências inspiradoras.

Público

O curso é aberto a qualquer pessoa interessada no tema.

Foi desenhado para líderes, gestores, profissionais de saúde, pesquisadores, professores, alunos e curiosos que desejam trabalhar a prevenção e a promoção da Saúde na perspectiva da educomunicação, educação popular e participação social.

Visão Geral

• Introdução ao campo da Comunicação na Saúde;

• Conceitos e metodologias em Comunicação e Educomunicação;

• Conceitos-chave como Educação Permanente e Educação Popular;

• Práticas de comunicação no ambiente de trabalho;

• Introdução/capacitação em práticas e técnicas de comunicação (fotografia, produção de texto, design, vídeo, projetos de rádio, redes sociais, artes urbanas e cineclubismo).

Unidades

• Unidade 1: O conceito vai mudar a sua prática. Essa unidade apresenta o campo da Comunicação e Saúde e conceitos importantes que norteiam a prática de Educomunicação na saúde.

• Unidade 2: Comunicação na prática. Nessa unidade você aprenderá como e em que momentos poderá usar estratégias de Educomunicação e Comunicação em seu cotidiano de trabalho.

• Unidade 3: Produção e divulgação de mídias. Nessa aula, você aprenderá técnicas introdutórias sobre diferentes mídias, são elas: fotografia, produção de texto, design, vídeo, projetos de rádio, redes sociais, artes urbanas e cineclubismo. Além disso, você receberá dicas preciosas para utilizar essas mídias na promoção da Educomunicação. Todas as aulas foram preparadas por especialistas nas áreas.

Qualificação das Equipes da Estratégia da Família e Saúde Bucal na Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), representa um componente marco dentro da Rede Cegonha, já que objetiva fortalecer as ações de pré-natal no âmbito da Atenção Primária.

Com oferta de metodologia híbrida, contempla uma etapa presencial com atividades teórico-práticas e etapa de EaD por meio do Campus Virtual de Saúde Pública com discussão de casos no intuito de promover uma prática baseada em evidência na Atenção segura ao Pré-natal de Baixo Risco. Assim, os eixos foram divididos com a seguinte carga horária:

✔ Manejo clínico da gestação (20 horas)
✔ Diagnóstico, tratamento e acompanhamento da Sífilis na gestação (20 horas)
✔ Prevenção e controle do câncer de colo uterino (20 horas)
✔ Intervenção no território: práticas de gestão e atenção com o foco no cuidado integral e compartilhado (12 horas)

Objetivo Geral do Curso:

Qualificar os profissionais da APS com vistas a ampliar o raciocínio clínico para a tomada de decisão, o pensamento crítico e a capacidade de desenvolver e implementar estratégias para a reorganização do processo de trabalho e a gestão do cuidado às gestantes e puérperas, na perspectiva da redução da morbimortalidade materna, fetal e neonatal precoce, por Condições Sensíveis da Atenção Primária.

Comunicação interpessoal em tempos de crise - 2020

No setor da saúde, vários estudos apontam que os hospitais e clínicas que tem os melhores resultados não necessariamente são aqueles que tem os melhores procedimentos, médicos ou equipamentos e sim aqueles que tem a melhor comunicação e cooperação entre as equipes. A qualidade da comunicação entre pares e colegas e com os pacientes contribui significativamente para o bem estar dos profissionais de saúde além do processo de cura em si. Além disso diminui o estresse e aumenta a resiliência.

Em períodos de crise, seja no setor da saúde ou qualquer outro, o risco é grande de ver a qualidade da comunicação se deteriorar. E é algo natural, o tempo vira escasso, as situações emergenciais se acumulam, as lideranças são mais diretivas, e as pessoas estão no limite, cansadas, desgastadas. Agora é exatamente neste tipo de situação extrema que as dicas que este curso oferece fazem a diferença.

Além disso a crise sanitária da Covid 19, pelo distanciamento, o isolamento, a necessidade de usar máscaras e de trabalhar remotamente, induz uma nova relação com o corpo impacta diretamente na maneira como nos comunicamos.

Através deste minicurso elaborado pelo professor Thomas Brieu, os alunos experimentam o quanto revisitar o tema da comunicação sob o prisma da escuta, diferente do usual prisma da fala, traz uma sensação de liberdade e empoderamento na hora de lidar com períodos de tensão, de polarização e de paradoxos. O quanto a escutatória traz ferramentas simples e efetivas na hora de ter conversas difíceis, de se expressar de forma não violenta, de argumentar e negociar, de promover engajamento e trabalho colaborativo. Enfim, na hora de conjugar abertura com firmeza ou ainda empatia com assertividade.

Por enquanto, este minicurso de comunicação interpessoal em tempos de crises da OPAS/OMS Brasil elaborado pelo professor Thomas Brieu é reservado para o quadro de profissionais da própria instituição. Caso for um profissional da saúde e tiver interesse em fazer o curso também, informe seus dados clicando aqui.